quarta-feira, 5 de março de 2014

Gabriel Munhóz e Felipe Portaro

2. Quais são as características dos materiais (concreto e aço) envolvidos em estruturas em concreto protendido?
Concreto protendido apresenta como características predominantes:                                       -leveza na estrutura                                                                                                            -resistência em ambientes agressivos                                                                            -obtenção de grandes vãos                                                                                    -possibilidade de execução de pré-moldagem de peças
Características essas que facilitam a obtenção de projetos arquitetônicos mais esbeltos e de grande valor, por exemplo pontes e viadutos com grandes vão e resistência a intempéries.
As características do aço protendido estão regidos pelas NBR’s 7482 e NBR 7483, e atender a certos pré requisitos tais como, limites de escoamento, ruptura e alongamentos previstos no projeto estrutural. Podemos citar também como características de uma estrutura com aço protendido, maior resistência a fadiga (cargas moveis), melhores condições de durabilidade pois, anula totalmente ou quase que totalmente, as tensões de tração que causam a fissuração, maior controle da deformação elástica limitando-a a valores menores que as encontradas em estrutura de aço ou concreto armado, e permite projetar secções mais esbeltas.
3. Explique como é o funcionamento de um sistema de protensão - citar qual é o sistema usado para a resposta. 
De uma maneira geral o processo de protensão envolve o uso de vários equipamentos específicos tais como macacos hidráulicos, peças pra ancoragem dos cabos, bombas de injeção, compressores, etc.
Iremos explicar suscintamente os pontos principais da protensão não agressivo, são eles:
-protensão: acionamento do macaco, através da bomba de alta pressão e a mesma deve ser medida pelo manômetro para não passar da protensão desejada.
-ancoragem/cravação: Assim que o macaco atingir a pressão(alongamento) desejada a protensão está finalizada, a pressão e aliviada e as cordoalhas se ancoram automaticamente no bloco. Então retira-se o equipamento de protensão.
-acabamento: depois de retirarmos o equipamento de protensão, corta-se as pontas das cordoalhas. Em seguida fecha-se o nicho onde encontra-se o bloco onde ocorreu a protensão dos cabos. - preparação: as formas dos nichos devem ser retiradas da área de apoio do bloco de ancoragem. Então é colocado o bloco de ancoragem e das cunhas. O posicionamento do macaco hidráulico e seus acessórios deve acontecer após o concreto atingir a resistência mínima indicada no projeto estrutural. 




Um comentário: