7. Cite e explique três vantagens do concreto protendido, em relação ao concreto armado.
O concreto protendido é conhecido por permitir a obtenção de grandes vãos, visto que suporta uma carga duas vezes maior do que o concreto armado, sendo assim, reduz o tamanho da altura da viga pela metade, deixando a estrutura mais leve e econômica.
Com a protensão também é possível melhorar a capacidade estrutural da peça e controlar de modo eficiente a fissuração, podendo em alguns casos até eliminá-la por completo. O concreto comprimido pela ação da armadura protendida faz com que os alongamentos provocados pela flexão fissurem muito pouco, fazendo com que a durabilidade da estrutura suporte bem mais. E como o concreto não fissura, não há possibilidade de corrosão do aço e isso reduz a deterioração do concreto.
A partir desses conceitos, podem-se projetar estruturas mais ousadas, diferentemente do concreto armado, pois reduz tanto a altura total de um edifício como seu peso e consequentemente o carregamento das fundações, possibilitando curvas e estruturas mais esbeltas.
MUBE, Museu Brasileiro da Escultura. Vão de 60 metros - Arquiteto: Paulo Mendes da Rocha.
Igreja do Jubileu, em Roma. Curvas em conchas de concreto protendido - Arquiteto: Richard Meier.
Pavilhão de Portugal, Parque das Nações. Cobertura de concreto protendido na forma de uma folha de papel – Arquiteto: Álvaro Siza Vieira.
Grupo: Gabriele Trivelin e Talita Carvalho.
Bibliografia:
Nota 2
ResponderExcluir