sábado, 26 de abril de 2014

Sistema Topec- SH

Grupo: Daniele Bezerra
           Juciléia Amancio
           Laís Brum

          O sistema Topec-Sh é um sistemas de formas que é usado desde 1980 , porém seu uso tem se tornado popular em grandes construções. Ele consiste em sistema de formas voadoras tipo mesas, com torres e treliças.
            Existem alguns critérios para o uso deste sistema, um deles é estrutural. Ele é necessariamente recomendado para objetos que executaram em lajes planas maciças, lajes nervuradas ou protendidas. Outro critério, que é recomendado pelo fabricante, é a verificação das alturas das vigas internas e de bordo que podem dificultar o posicionamento das mesas e dificultar a retirada e movimentação das mesmas.
            Uma das grandes vantagens deste sistema é que as mesas são reutilizáveis, portanto podem ser reaproveitadas até o final da obra. E segundo a Sh, nenhum equipamento deve “voar” em garantia de fixação no sistema e estas, após a desenforma podem ser movimentadas na horizontal; sem a necessidade de retiradas das escoras e reposicionando-as para nova concretagem. Para escolher esse sistema alguns itens devem ser considerados como pé direito, gruas, lajes, tempo para retirada das escoras etc.
            Alguns cuidados devem ser tomados como garantir o esquadro, nível e prumo. Outro cuidado é quanto fazer testes de colocação e fixação dos pontos de içamento. É importante também fazer o voo das mesas com os equipamentos e técnicos especializados para que não ocorram acidentes. Deve se usar concretos especiais e fazer a cura rápida, já para vigas e pilares deve ser feito o escoramento da forma certa e que a carga seja a ideal para que não haja problemas de fissuras ou deformações. É muito importante verificar todas as recomendações do fabricante.
            Esse sistema garante alguns fatores como velocidade de execução, diminuição de funcionários para escoramento, sendo assim diminuindo custos e tempo. O sistema tem se difundido é muito eficiente e vantajoso para o mercado atual, quando usado de forma correta , por isso tem ganhado muitos adeptos.





Torre C- Rochavará Corporate Tower

            O sistema Topec foi utilizado na construção da Torre C do empreendimento Rochaverá.  A opção utilizada foram as mesas voadoras estruturadas com treliças de alumínio, com a intenção de otimizar mão de obra e aumentar a produtividade através da agilidade de desenforma, transporte e reposicionamento das mesmas.
            O transporte das mesas entre pavimentos foi o maior desafio da obra, pois as bandejas e telas de segurança ficavam em defasagem com a estrutura do prédio por causa dos vãos livres necessários para o uso do sistema. Assim, alguns cuidados com a topografia foram necessários para garantir a utilização do sistema e a elaboração correta do projeto.

Residencial Clube de Ubatuba
            Outro projeto que utilizou do sistema Topec para a agilidade no processo construtivo foi o Condomínio residencial- Clube de Ubatuba.
            O projeto possui lajes planas e com poucas vigas e havia exigência de manter o pé-direito do subsolo para garantir a passagem de automóveis, assim o sistema Topec pode auxiliar através da garantia de rapidez na concretagem e desenforma. A aplicação do sistema interferiu visivelmente na qualidade final da obra. O uso deste sistema é considerado uma inovação na região da obra.

Arena Pernambuco
            Na Arena Pernambuco construída para a Copa do Mundo de 2014, também foi utilizado o sistema Topec. É considerado um dos estádios mais modernos e sustentáveis da Copa e o uso do sistema auxiliou para estas qualificações através da  necessidade de rápida execução e problemas de concretagem.


Referências:
http://www.sh.com.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=592%3Atopecr-sh-acelera-as-obras-do-primeiro-residencial-clube-de-ubatuba&catid=1%3Anoticias&Itemid=31&lang=en
http://www.sh.com.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=232%3Adois-em-um&catid=2%3Aclipping&Itemid=31&lang=en
http://www.sh.com.br/site/index.php?option=com_content&view=article&id=582%3Aa-sh-contribuiu-para-inauguracao-de-mais-um-estadio-da-copa-do-mundo-de-2014&catid=1%3Anoticias&Itemid=31&lang=en

Um comentário:

  1. - Poderia ter se aprofundado mais nos conceitos sobre o sistema
    - Faltou ilustrar as obras citadas
    Nota 1,2

    ResponderExcluir