terça-feira, 25 de março de 2014

Atividade 02

Aluna: Juliana de Godoi

QUESTÃO RESOLVIDA COM A  LETRA J:
Explique o que é protensão aderente e quais são as suas vantagens, em relação à protensão não aderente.
Protensão Aderente é o sistema de protensão no qual a injeção de nata de cimento nas bainhas garante a aderência mecânica da armadura de protensão ao concreto em todo o comprimento do cabo, além de assegurar a protensão das cordoalhas contra a corrosão.
A protensão consiste em introduzir, numa estrutura, um estado prévio de tensões, através de uma compressão prévia na peça concretada, de modo a melhorar sua resistência ou seu comportamento, sob ação de diversas solicitações.
VANTAGENS:
A proteção aderente oferece proteção as tensões elevadas necessárias para esticar as cordoalhas.Isso significa que se,eventualmente, um cabo for cortado ou se romper, a estrutura absorverá as tensões resultantes do rompimento,pois a aderência permite que o comprimento remanescente do cabo conserve a protensão.Enquanto na protensão sem aderência,as cordoalhas são fornecidas engraxadas e plastificadas pelo fabricante na qual requerem maior cuidado de manuseio para evitar rasgos na bainha plástica.
A protensão aderente é recomendada para obras de grande porte,por suportar estruturas mais robustas,em quando a protensão sem aderência é recomendado para obras de menor porte.
A protensão aderente, com bainhas metálicas, teria preferência em peças estruturais pesadas. E a não-aderente, que emprega cordoalhas engraxadas, ganharia espaço em edificações convencionais, com peças de dimensões menores.
BIBLIOGRAFIA
http://piniweb.pini.com.br/construcao/noticias/escolha-a-protensao-80157-1.aspx
                  
IMAGENS:
Img 1:Ponte do Rio das Antas - RS
Fonte:http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=460912&page=3

Img  2:Museu Oscar Niemeyer - Curitiba
Fonte:http://casa.abril.com.br/materia/concreto-a-alma-da-arquitetura-ousada-de-niemeyer#7

Img 3:Nova Sede do Sebrae - Brasília
Fonte:http://www.cbca-acobrasil.org.br/noticias-ultimas-ler.php?cod=5175


Atividade 01

Aluna: Juliana de Godoi

Pergunta 19: 

Quais os fatores que influenciaram a forma estrutural de uma estrutura?

Resposta :

Existem vários fatores globais que são significativos e influenciam na decisão do tipo da estrutura que deve ser assumido. E talvez o mais importante deles seja os objetivos arquitetônicos estabelecidos pelo arquiteto ou pelo time de arquitetos.
Os fatores particulares, tais como as condições do local, a escala e as características do layout interno do edifício obviamente exercerão um influência decisiva na escolha da forma final da estrutura. Todos os fatores descritos anteriormente influenciarão a escolha tanto do material estrutural quanto o tipo de estrutura. E a determinação da forma da estrutura então é feita em função de um vocabulário que cada tipo de material estrutural estabelece.  

segunda-feira, 24 de março de 2014

Atividade 1

Integrantes:

Karoline Praxedes
Rafaela Godoi

Pergunta:
Por que os materiais estruturais como: aço, concreto-armado e a madeira são os mais utilizados nos sistemas estruturais do tipo viga-coluna (quadro)? 
Resposta:
Esses materiais são os mais utilizados por conta da sua alta resistência e por resistirem esforços de tração e compressão.

Atividade 2


Integrantes:

Karoline Silva Praxedes
Nathália Wanzo Rocco


Pergunta:
Explique o que é protensão aderente e quais são as suas vantagens, em relação à protensão não aderente.
Resposta:
Protensão aderente é aquele em que as cordoalhas (cordas feitas de arame de aço), são posicionadas dentro de uma bainha metálica e protendidas após a cura do concreto. Diferentemente da protensão não aderente, a aderente garante aderencia mecânica na armadura ao concreto em todo o comprimento do cabo.
Quando utilizamos esse tipo de protensão estamos garantindo maior proteção a estrutura, pois a armadura de protensão e o concreto trabalham em conjunto, ou seja, caso algum cabo, no caso, alguma cordoalha seja cortada, a estrutura conseguirá suportar a tensão resultante do rompimento.
Imagens de Arquitetura com Concreto Protendido:

UHE Foz de chapecó
Fonte: Catálogo de Concreto Protendido Rudoff


   Pavilhão de Portugal com cobertura em Concreto Protendido
Fonte: Blog Noticias do Planeta

 Palácio Tiradentes em Belo Horizonte
Fonte: Site Leonardo Silva Arquitetura

quinta-feira, 20 de março de 2014

Atividade 2




7. Cite e explique três vantagens do concreto protendido, em relação ao concreto armado. 



  • Desenvolvimento de métodos construtivos. A protensão permite criar sistemas construtivos diversos: balanço sucessivos, pré-moldados e etc. Lajes mais esbeltas e com grandes vãos do que as equivalentes em concreto armado: isso pode reduzir tanto a altura total de um edifício, como o seu peso e, conseqüentemente, o carregamento das fundações.

  • Emprego de aços de alta resistência.  Estes aços não são viáveis no concreto armado devido à presença de fissuras de abertura exagerada provocadas pelas grandes deformações necessárias para explorar a sua alta resistência; além disso, em certas situações existem dificuldades para se conseguir estas deformações. Ao mesmo tempo em que a alta resistência constitui uma necessidade para a efetivação do concreto protendido (por causa das perdas progressivas), ela elimina os problemas citados.
  •  Manutenção e conservação praticamente nulas, em associação a grande durabilidade. Há a resistência  a efeitos térmicos, atmosféricos e a desgastes mecânicos.


Concreto Protendido











Pavilhão de Portugal












MASP
Pontes e Viadutos























Thamirez Martins

quarta-feira, 12 de março de 2014

Atividade 2

1. O que é concreto protendido, quais os seus princípios fundamentais?
O concreto protendido é um tipo de concreto armado, que tem a armadura feita por cabos de aço de alta resistência, tracionados e ancorados no proprio concreto, no qual gera um sistema de equilibrio que consiste em introduzir na viga esforços que diminuem ou anulam as forças de tração no concreto que está sob à ação das solicitações.
Seus princípios fundametais:
  • Reduzir as tensões de tração provocadas pela flexão e pelos esforços cortantes.
  • Reduzir a incidência de fissuras.
  • Reduzir as quantidades necessárias de concreto e de aço, devido ao emprego eficiente de materiais de maior resistência.
  • Permitir vencer vãos maiores que o concreto armado convencional; para o mesmo vão, permite reduzir a altura necessária da viga.
  • Facilitar o emprego generalizado de pré-moldagem, uma vez que a protensão elimina a fissuração durante o transporte das peças.
  • Durante a operação de protensão, o concreto e o aço são submetidos a tensões em geral superiores às que poderão ocorrer na viga sujeita às cargas de serviço. A operação de protensão constituído, neste caso, uma espécie de prova de carga da viga.
Referências:
Concreto Protendido. Extraído de: http://www.rudloff.com.br/concreto-protendido/. Acesso em: 20/02/2014.
Concreto Protendido: Fundamentos Básicos. Extraído de: http://wwwp.feb.unesp.br/lutt/Concreto%20Protendido/CP-vol1.pdf. Acesso em: 20/02/2014.
Concreto Protendido: Fundamentos Iniciais. Extraído de: http://www.lem.ep.usp.br/pef2304/protendido_c1e2.pdf. Acesso em: 20/02/2014.
Concreto Protendido: Visão Geral. Extraído de: http://www.ecivilnet.com/artigos/concreto_protendido.htm. Acesso em: 20/02/2014.
As fotos de aplicações do concreto protendido na Arquitetura estão anexadas.
  • Foto 1: Museu de Arte contemporanea (Niteroi - RJ)


Extraida de :
  • Foto 2: Museu MASP, na avenida paulista, possui um dos maiores vãos de estrutura sustentada por concreto protendido do mundo: 74 metros, de pilar a pilar.


Extraida de: 
  • Foto 3: A Ponte Presidente Costa e Silva, popularmente conhecida como Ponte Rio-Niterói. As obra foi iniciada em janeiro de 1969 e entregue em 4 de março de 1974, com extensão total de 13,29 km, dos quais 8,83 km são sobre a água, e 72 m de altura em seu ponto mais alto. Atualmente é considerada a maior ponte, em concreto protendido, do hemisfério sul.
Extraida de:

terça-feira, 11 de março de 2014

Atividade 02 - Questão 06

LETRAS P, Q, R:


6. Quais são as principais desvantagens que um sistema de protensão não aderente apresenta, em relação ao sistema aderente?
  • As principais desvantagens do sistema de prontensão não aderente são:
  1. Exige maior cuidado na hora da execução.
  2. Os cabos de aço exigem cuidados desde o recebimento até a hora da execução.
  3. A colocação dos cabos devem ser realizadas com perfeição.
  4. Exige equipamentos e pessoal especializados.
  5. Podem apresentar comportamento frágil, em alguns casos de "ruína".
  • As principais desvantagens do sistema de prontensão aderente são:
  1. Precisa da bainha
  2. Necessita de injeção de calda (concreto), para proteger a peça contra corrosão.
  3. Cimento deve ser colocado imediatamente logo após a protensão.
  4. Não pode haver vazios dentro da bainha.


  • Fotos de protensão não aderente:


 http://www.impactosul.com.br/servicos/protensao-nao-aderente/


http://www.aecweb.com.br/prod/e/protensao-nao-aderente_23599_24289

http://www.aecweb.com.br/prod/e/protensao-nao-aderente_23599_24289


  • Foto de protensão aderente:
http://impactoprotensao.com.br/component/k2/item/19-aderente

http://impactoprotensao.com.br/component/k2/item/19-aderente

http://impactoprotensao.com.br/component/k2/item/19-aderente



Integrantes: Laura Belfort e Pamela Nogarotto


domingo, 9 de março de 2014

Atividade 02 - Questão 01

Letras A, B e C:
1. O que é concreto protendido, quais os seus princípios fundamentais?
O concreto possui propriedades que oferecem maior resistência à compressão, o concreto protendido é uma tecnologia que foi desenvolvida para que houvesse uma maneira de trabalhar com o concreto oferecendo uma maior resistência a tração, mais que o concreto armado já oferece, já que este possui esforços de flexão.

O concreto protendido funciona como um equilíbrio de esforços, utiliza-se cabos de aço tracionados, pré-alongados e concreto previamente comprimido para receber as cargas as quais será submetido, gerando tração no aço e compressão no concreto, sendo assim, criando mais resistência. Sendo assim, o concreto protendido tem o principio de oferecer mais possibilidades para a construção de grandes vãos, para a diminuição de deformações e fissuras, projetos mais ousados, lajes mais esbeltas e menor número de pilares, aumentando vãos e diminuindo o carregamento das fundações.

Fontes Pesquisa:
Concreto Protendido. Acesso em 20/02/2014.<http://www.concremix.com.br/concreto-protendido.html>
Concreto Protendido. Acesso em 20/02/2014.<http://www.rudloff.com.br/concreto-protendido/>
Concreto Protendido. Acesso em 20/02/2014.<http://www.grandesconstrucoes.com.br/br/index.php?option=com_conteudo&task=viewMateria&id=782>
Concreto Protendido. Acesso em 20/02/2014.<http://www.lem.ep.usp.br/pef2304/protendido_c1e2.pdf>
Concreto Protendido. Acesso em 20/02/2014.<http://www.ecivilnet.com/artigos/concreto_protendido.htm>
Concreto Protendido. Acesso em 20/02/2014.<http://www.rudloff.com.br/concreto-protendido/catalogo-tela.php>
Fontes Imagens:
Imagem 01 - Acesso em 20/02/2014.<http://megaengenharia.blogspot.com.br/2012/05/ponte-rio-niteroi-rio-de-janeiro.html>
Imagem 02 - Acesso em 20/02/2014.<http://noticiasdoplaneta.blogspot.com.br/2012/10/imagens-de-lisboa-1.html>
Imagem 03 - Acesso em 20/02/2014.<http://www.ebah.com.br/content/ABAAABv4EAA/trabalho-concreto-protendido>
Imagem 04 - Acesso em 20/02/2014.<http://www.rudloff.com.br/concreto-protendido/images/fig7.jpg>
Imagem 05 - Acesso em 20/02/2014.<http://www.rudloff.com.br/concreto-protendido/images/fig4.jpg>
Integrantes: Amanda Carlos Duzzi e Marina Piscitelli






Atividade 01 - Questão 04

Questão 4
4 - O concreto é um material estrutural que poderia ser utilizado em qualquer sistema estrutural de viga coluna (quadro). Explique.
Resposta:  O sistema Viga coluna (quadro), é o mais utilizado, vigas apoiadas em pilares. O sistema pode ser feito com diversos materiais, no caso do concreto - concreto armado, é o material mais utilizado pois oferece resistencia a tração e compressão, a sua execução é de maneira simples e de baixo custo  para a construção, pode ser feita in loco ou pré moldada, é um material mais flexivel para se trabalhar do que a madeira, principalmente em conjunto com o aço. A utilização desse sistema isenta a alvenaria de qualquer papel estrutural, serviindo apenas para vedação e distribuição de espaços.

Referências:
 Gupo 4 - Amanda Duzzi, Marina Piscitelli e Pamela Nogarotto.





ATIVIDADE 1 (QUESTÃO 3)

3 – Por que os materiais estruturais como: aço, concreto-armado e a madeira são os mais utilizados nos sistemas estruturais do tipo viga-coluna (quadro)?

Resposta: Porque estes materiais resistem tanto à tração quanto à compressão, além de possuirem fácil execução e baixo custo. Segue anexo exemplos do uso do aço, madeira e concreto-armado em vigas e colunas.



Grupo: Lígia Damin RA: 20260029  Maíra Caldena  RA:20257236  Stephanie Bartú  RA: 20194449

sábado, 8 de março de 2014

Atividade 2 - Daniele B. e Laís B.

4. Explique o que é protensão aderente e quais são as suas vantagens, em relação à protensão não aderente. 

A protensão aderente é o procedimento no qual se coloca as cordoalhas (o aço de protensão),inicialmente ficam soltas ,dentro das bainhas ( tubo metálico). Logo depois se concreta essa estrutura e após a cura do concreto, injeta-se nas bainhas a nata do concreto para que se garanta aderência mecânica em toda a estrutura de protensão e também a protensão dos cabos diante a corrosão. A protensão aderente é composta por uma estrutura de cordoalhas, bainhas, purgadores, nichos para o bloco, fretagem e ancoragem multicordoalhas.
Diante disso, algumas das vantagens da protensão aderente é que ela garante maior resistência contra o fogo e contra corrosão , e isso não é garantido na protensão não aderente por exemplo. Outra grande vantagem da protensão aderente é que por causa das tensão internas , se houver falha ou rompimento de algum cabo interno a estrutura absorvera os esforços, sendo assim resultando em proteção a estrutura e aos próprios usuários e já na não aderente o cabo será desativado podendo causar grandes problemas a estrutura. Podemos citar como vantagem o fato que a protensão aderente permite que seja feita na peça furos e colocação de chumbadores na peça , já na protensão aderente isso deve ser evitado pois pode causar a perda total da protensão no cabo. A protensão aderente permite também que os cabos sejam colocados na bainhas depois da concretagem , isso permite que haja a união de outros elementos protendidos sem contar que ela permite que a armadura passiva seja reduzida somente ao necessário sem perder a estabilidade da estrutura.

Fontes:



Nova sede do Tribunal Superior Eleitoral, em Brasília (DF)

Pavilhão de Portugual- Lisboa


Ponte Rio Niteroi